O que é Hipnoterapia?
Você já se perguntou sobre hipnose e hipnoterapia e se isso pode ajudar com um problema que você está tendo, mas não sabe exatamente o que é e como funciona? Espero que eu possa responder a algumas de suas perguntas e que, no final deste artigo, você saiba se é algo que gostaria de tentar.
De onde vem a hipnoterapia?
A história da hipnose é muito interessante e o exemplo mais antigo conhecido de hipnose sendo aplicado no tratamento de pessoas foi no Egito Antigo. Para as pessoas que estavam doentes, os egípcios costumavam induzir um transe dentro de um templo do sono, enquanto sugestões de ajuda eram feitas à pessoa para permitir que ela lutasse com o que quer que fosse que as afligisse.
Costumo encontrar qualquer ceticismo direcionado à hipnoterapia como um meio útil de ajudar as pessoas, por causa de como é retratado às vezes na mídia. Sensacionalista, promessas de ‘milagre’ e a representação disso como entretenimento por artistas de palco enfatizam uma certa mística sobre isso.
É por causa desses fatores que, às vezes, pode ser visto negativamente como um instrumento de controle da mente com implicações embaraçosas para as pessoas que participam dele. Mas este é um mundo distante do que faço na hipnose clínica, que realmente é uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas.
Vou me sentir fora de controle?
É importante enfatizar que, na hipnoterapia, você nunca está fora de controle. Você está em transe pelo tempo que quiser, embora, muitas vezes, eu ache que as pessoas permaneçam por um tempo um pouco mais do que minhas instruções, pois é muito agradável. Se você optar por tentar a hipnoterapia, um hipnoterapeuta provavelmente fará uma avaliação completa do seu problema e tentará descobrir a duração e a gravidade do problema, e se houver aspectos diferentes. Isso é para tentar avaliar quais aspectos são os mais difíceis e os mais gerenciáveis.
O hipnoterapeuta pode optar por fazer isso usando a chamada escala SUDS (Unidade Subjetiva de Angústia), na qual cada aspecto será avaliado de 1 a 10 em gravidade. Essa escala também pode ser revisitada à medida que o tratamento avança para medir a progressão.
Além da avaliação inicial, você continuará aplicando técnicas de hipnoterapia. Você provavelmente se perguntará como isso funciona e como isso ajudará no seu problema.
Bem, o hipnoterapeuta induzirá um transe ao levá-lo a um estado extremamente relaxado. Isso é feito ouvindo o que você considera experiências relaxantes, aplicando seu próprio conhecimento e observando como você percebe as coisas.
Vou entrar em transe?
É importante afirmar que todos têm a capacidade de entrar em transe. Na minha experiência, algumas pessoas são mais fáceis de colocar em transe do que outras – isso geralmente depende de personalidades individuais ou de quão relaxadas elas podem se sentir naquele momento específico. Mas, em suma, todos podem ser induzidos a um estado hipnótico.
Também pode depender da relação entre hipnoterapeuta e cliente e, freqüentemente, indivíduos que se sentem entendidos e validados pelo clínico têm maior probabilidade de se beneficiar da experiência. É por isso que tento personalizar as coisas o máximo possível para as pessoas e adotar a abordagem de que nunca duas pessoas experimentam o mesmo problema.
Como a hipnoterapia pode ajudar com o meu problema?
Isso acontece devido à sua mente consistir em duas partes: a mente consciente e a mente inconsciente. A mente consciente é a consciência que você emprega na sua vida de vigília, é analítica e limitadora. A mente inconsciente é a parte que está sempre presente e sempre armazena informações ao longo de nossa experiência de vida. É menos analítico e é capaz de decodificar as coisas de uma maneira que a mente consciente não pode.
A comparação mais famosa entre os dois foi de Sigmund Freud, que comparou a mente consciente e inconsciente à de um iceberg, sendo a mente consciente os 10% que vemos acima da superfície e a mente inconsciente os 90% abaixo da água. Estamos mais conscientes do nosso subconsciente quando sonhamos.
Na hipnoterapia, a mente inconsciente está sendo amplificada e o terapeuta está direcionando sugestões para ela, relacionadas a qualquer que seja o problema. Isso geralmente é feito por sugestão direta ou pelo uso de metáforas poderosas que são importantes para a pessoa e o problema. A experiência do cliente é a de estar ciente, mas não ciente, como ouvir uma conversa em segundo plano. É uma experiência muito agradável e relaxante.
Posso me beneficiar da auto-hipnose?
Na minha própria vida, como alguém com 13 anos de experiência terapêutica, acho que uma das melhores coisas sobre a hipnose é que ela geralmente pode informar as pessoas sobre o problema, e não apenas proporcionar alívio sintomático inicial, mas também alívio a longo prazo através o uso da auto-hipnose . Isso funciona pelo hipnoterapeuta, fornecendo ao cliente uma gravação com base em qual é o problema, o que ajuda o cliente a induzir o transe por si próprio.
Geralmente, recomendo que as pessoas ouçam sua gravação pelo menos uma vez por dia e quanto mais você a ouve, mais fácil é obter um belo estado hipnótico e relaxado. Também acho que qualquer intervenção que possa ajudar alguém a chegar à raiz de um problema e depois ajudá-lo a gerenciá-lo pode ser apenas uma coisa boa.
Por exemplo, umcliente de ansiedade pode ter tentado apenas medicamentos anti-ansiedade para ajudar com o problema. Mas, trabalhando nas sessões presenciais sobre o que está provocando a ansiedade e recebendo uma gravação de auto-hipnose, isso se concentrará em anular esse gatilho que provoca ansiedade. Isso, por sua vez, pode mudar a vida de algumas pessoas, ajudando-as a entender melhor seu problema e a depender menos de outras intervenções (como medicamentos), fazendo com que suas gravações sejam ouvidas.
Eu realmente acredito que subestimamos nossos recursos pessoais ao lidar com um problema e que, muitas vezes, a solução está adormecida em algum lugar de nosso subconsciente. A hipnoterapia, diferentemente de outros métodos, como o aconselhamento, geralmente não exige que você passe experiências dolorosas difíceis por longos períodos de tempo. Você só precisa relaxar, fechar os olhos e ouvir.
Finalmente, se você está pensando em tentar hipnoterapia, eu recomendaria escolher um hipnoterapeuta verificado que seja membro de um corpo profissional apropriado.