A diferença entre auto-estima, confiança e assertividade
aixa confiança, auto-estima e incapacidade de se afirmar são todos causados por circunstâncias semelhantes. Eu costumava sofrer desses problemas e, para mim, eles se originaram do complexo transtorno de estresse pós-traumático da infância (CPTSD). O CPTSD é causado por ficar preso em uma situação abusiva que dura por um período prolongado. É comumente sofrido por prisioneiros de guerra, membros de cultos e crianças que crescem em famílias disfuncionais.
Em seu livro Complex PTSD: From Surviving to Thriving: A GUIDE AND MAP FOR RECOVERING FROM CHILDHOOD TRAUMA’, Pete Walker afirma que a maioria das crianças cresce em famílias disfuncionais e, portanto, desenvolve sintomas do CPTSD um desses sintomas é uma auto-imagem negativa e um crítico interno, pelo qual a criança internaliza a vergonha projetada pelos pais ou pelos pais. Isso geralmente é feito na forma de depreciação e faz com que a criança sofra baixa auto-estima e falta de autoconfiança. O filho dessa família também terá baixa auto-estima, problemas para estabelecer limites pessoais e afirmar-se.
A teoria dos sistemas diz que, mudando uma parte de um sistema, podemos começar a mudar o sistema inteiro. Portanto, aumentar a confiança pode ter um efeito indireto quando se trata de aumentar a auto-estima ou tornar-se mais assertivo, do mesmo modo, ser mais assertivo pode aumentar a confiança e a auto-estima. Embora problemas com auto-estima, confiança e assertividade geralmente resultem das mesmas experiências, eles não são a mesma coisa e vou explicar o porquê abaixo.
Auto estima
Se alguém tem auto-estima saudável, significa que se valoriza e é capaz de assumir a responsabilidade por suas ações. Estima vem da palavra latina ‘aestimare’, que significa avaliar, valor ou taxa. Alguém com auto-estima saudável não procura aprovação ou amor no mundo exterior e, assim, pode viver sem medo de fracassar ou rejeitar. Eles geralmente são auto-motivados e, como são capazes de se relacionar com os outros de uma maneira saudável, acham fácil formar relacionamentos significativos.
Pessoas com baixa auto-estima costumam ter problemas para se concentrar ou se sentir motivados, podem ter problemas de dependência e confiar em estratégias de enfrentamento, como álcool, drogas ou sexo, para fazê-las se sentirem dignas. Eles temem o fracasso e a rejeição, por isso lutam para se relacionar com os outros e isso pode resultar na formação de relacionamentos prejudiciais. Eles geralmente buscam aprovação dos outros e fazem de tudo para evitar a rejeição – isso resulta em eles serem incapazes de formar limites saudáveis ou se afirmarem de maneira saudável.
Auto confiança
Se uma pessoa tem autoconfiança, ela confia em si mesma e em suas habilidades; eles são capazes de assumir novos desafios e aprender novas habilidades. A confiança, em geral, vem da experiência, quanto mais fazemos algo com sucesso, mais confiantes nos tornamos em nossa capacidade de fazer isso.
A autoconfiança tem mais a ver com a crença em nossos valores e em nossa capacidade de confiar em nosso próprio julgamento. Alguém com níveis saudáveis de autoconfiança terá fé em si mesmo e essa fé resultará em menos procrastinação e capacidade de tomar decisões mais firmes.
Alguém com pouca confiança provavelmente já foi humilhado e teve suas decisões ridicularizadas no passado. Eles provavelmente terão sido informados de que fracassariam por pessoas que se deleitavam em esperar para vê-las fracassar, para que pudessem dizer coisas como “eu te disse” quando o fizeram. Pessoas com baixa confiança costumam ver o mundo como um lugar hostil, onde é difícil seguir em frente.
Assertividade
Ser assertivo refere-se à capacidade de uma pessoa estabelecer e manter limites saudáveis, o que geralmente requer autoestima saudável, autoestima, autoconfiança e capacidade de comunicação eficaz. Uma pessoa assertiva geralmente é capaz de estabelecer e manter limites.
Assertividade significa saber quando dizer não, sem se impor a outras pessoas. Ser assertivo geralmente requer inteligência emocional. Pessoas assertivas geralmente são capazes de negociar melhor e sofrem menos ansiedade .
Compensação
Se uma pessoa sofre com a falta de alguma das opções acima, ela procurará o ambiente externo para compensá-lo. Uma pessoa com baixa auto-estima pode procurar substâncias e outros vícios. Alguém com baixa confiança pode procurar bens e, em alguns casos, pode até tratar outras pessoas como bens para tentar aumentar sua própria confiança. Alguém que não é capaz de se afirmar pode precisar recorrer à agressão.
Se você acha que pode precisar de ajuda com baixa auto-estima ou baixa autoconfiança, por que não considerar a hipnoterapia
Locais que podem te ajudar
Entre em contato pelo e-mail contato@institutohipnoserp.com ou pelo Whatsapp: (16) 32377060
Acompanhe nossas Redes Sociais:
Clinica dora: https://clinicadora.com.br
Instituto Hipnose: http://institutohipnoserp.com
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.hipnose.rp
Facebook: https://www.facebook.com/instituhipnoserp