fbpx

O que é PNL e para que serve?

Aprogramação neurolinguística (PNL) é uma técnica usada para fornecer aos clientes as ferramentas para superar certos obstáculos da vida. A PNL é, em suma, uma maneira de ajudar as pessoas a se ajudarem a alcançar um estado de excelência, felicidade e paz de espírito.

A PNL é um modelo de aprendizado desenvolvido por dois acadêmicos americanos (Dr. Richard Bandler e John Grinder) no início dos anos 70, que eram fascinados pela relação entre o comportamento da linguagem e a excelência. Eles acreditavam que, analisando as técnicas lingüísticas inconscientes usadas por pessoas bem-sucedidas, elas poderiam produzir ‘uma receita de excelência’ na qual outras pessoas poderiam aprender conscientemente a aplicar as ditas ‘técnicas bem-sucedidas’.

O que é a PNL?

PNL significa programação neurolinguística.

Neuro – Toda a nossa experiência é adquirida com os processos neurológicos que governam nossos cinco sentidos: paladar, tato, olfato, visão e som.

Linguística – entendemos essas experiências por meio de um conjunto de filtros, incluindo o idioma. A linguagem que usamos também pode afetar a maneira como experimentamos as coisas.

Programação – Esta é uma maneira de controlar o resultado de alguma coisa. Uma pessoa pode usar a PNL para “predeterminar a excelência” ajustando o idioma que usamos.

A PNL é a arte e a ciência da excelência pessoal.

– Joseph Connor e John Seymour.

Para resumir, o aspecto científico é o processo de extrair e aprender as técnicas. O aspecto artístico é o ato de aplicar as técnicas às nossas próprias vidas.

Existem quatro maneiras pelas quais as técnicas de PNL são mais comumente usadas:

  • ensinar comunicação eficaz
  • garantir o desenvolvimento pessoal contínuo
  • melhorar a aprendizagem
  • incentivar um maior prazer na vida

A PNL é usada para nos ensinar como mudar nossa percepção do mundo pode nos levar a ajustar e adaptar nossos comportamentos para viver a vida que queremos.

PNL e hipnoterapia

Os hipnoterapeutas buscam induzir um estado de relaxamento e receptividade (transe) em seus clientes, a fim de acessar o subconsciente. Muitos dos obstáculos que proíbem ou limitam as experiências de uma pessoa estão profundamente enraizados no subconsciente; portanto, ao acessar os processos de pensamento que geralmente permanecem ocultos, os hipnoterapeutas podem trabalhar com os clientes para mudar o padrão restritivo de pensamento e abrir espaço para um desenvolvimento positivo.

Um praticante da PNL analisará sua atitude, seu idioma e como você o usa, sua compreensão dos relacionamentos e sua capacidade de criar relacionamento, bem como os estados físicos e emocionais que são melhores para a realização de uma tarefa. Comunicação eficaz e percepção dos outros e de nós mesmos também serão os principais focos. Tudo isso será analisado e examinado pelo profissional, de modo que uma estratégia para melhorar a compreensão, motivação, aprendizado e memória possa ser formada.

Muitos hipnoterapeutas treinam em PNL para ajudar a melhorar sua capacidade de se comunicar de maneira mais eficaz com seus clientes, bem como para ajudá-los a se comunicar de maneira mais eficaz consigo mesmos.

Os benefícios da PNL

A PNL é frequentemente vista como um ‘kit de ferramentas para a mente’. Por esse motivo, a PNL é um método usado para melhorar muitas áreas da vida de uma pessoa. Sabe-se que a PNL é um tratamento particularmente eficaz para:

  • Ansiedade
  • Estresse
  • Medos e Fobias
  • Saúde e Bem estar
  • Problemas de relacionamento
  • Baixa Confiança
  • entr outros

A PNL se concentra no futuro. Ele trabalha para explorar as possibilidades e soluções futuras de um indivíduo, em vez de analisar suas experiências passadas. A PNL incentiva os indivíduos a se desafiarem e a se arriscarem.

Está gostando, por favor contribua se inscreva abaixo para receber de graça com exclusividades nossos novos artigos e promoções



Técnicas de PNL

As técnicas de PNL se concentram em quebrar nossas suposições e associações, a fim de abrir nossas mentes e expandir nossos territórios. Por exemplo, quando confrontado com um desafio, você se concentra nos problemas em potencial ou no resultado desejado? Nós explicamos mais abaixo.

Resultado ou problema

Na PNL, focar em problemas em potencial é conhecido como seguir o ‘quadro de culpa’ . Isso envolve a análise de todos os negativos em grandes detalhes e a realização de perguntas como ‘por que tenho esse problema?’ ‘quem é a culpa?’ . Considerando que as pessoas que se concentram nos resultados descobrem o que desejam alcançar, o que os outros desejam, os recursos disponíveis e como podem utilizá-los para alcançar um resultado que todos desejam.

Como ou porque

Ao perguntar ‘por que’ tudo o que realmente estamos fazendo é buscar a afirmação de um problema que já existe. A pergunta “como” , no entanto, leva-nos ainda mais a compreender a estrutura de um problema. Por exemplo, ‘por que isso aconteceu?’ é muito limitado, pois procura culpa. ‘Como isso aconteceu?’ por outro lado, procura uma causa e efeito.

Feedback ou falha

Muitas vezes, se não atingimos uma meta, achamos que falhamos. Geralmente, o termo “fracasso” denota negatividade e decepção. Se olharmos para o fracasso, como uma forma de feedback e uma oportunidade para refletir? Ao pensar dessa maneira pode abrir suas possibilidades e ajudá-lo a alcançar seu objetivo na segunda, terceira ou quarta vez. Em vez de se sentir decepcionado, analise as etapas que você tomou e identifique quais podem ser alteradas. Essencialmente, essa é a idéia comum de ‘aprender com nossos erros’ .

Possibilidade ou necessidade

Em vez de considerar as necessidades em uma situação difícil, considere as possibilidades, estas que se abrem as portas para o potencial, enquanto as necessidades (pensando no que você deve fazer) podem restringir sua maneira de pensar e servir apenas para restringir o potencial.

Curiosidade e fascínio, ou suposição

Uma grande parte da PNL está abrindo a mente para mudanças e possibilidades. Supondo que sabemos que algo pode limitar a expansão desse conhecimento. Assim como você pode saber que o mundo é redondo, mas nunca deve assumir que seu conhecimento é estacionário. O conhecimento é transitório e quanto mais aprendemos, mais isso muda. Apenas pense, houve um tempo em que muitas pessoas “sabiam” que o mundo era plano!

Locais que podem te ajudar
Entre em contato pelo e-mail contato@institutohipnoserp.com ou pelo Whatsapp: (16) 32377060

Acompanhe nossas Redes Sociais:
Clinica dora: https://clinicadora.com.br
Instituto Hipnose: http://institutohipnoserp.com
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.hipnose.rp
Facebook: https://www.facebook.com/instituhipnoserp

iezo.nakano

iezo.nakano

Terapeuta, hipnólogo, hipnoterapeuta atuando a mais de uma década com foco principalmente nos transtornos de ansiedade. Formação pelas melhores escolas de hipnose mundiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat