fbpx

Antídoto para a ansiedade e o medo, Auto-compaixão consciente

estes tempos sem precedentes, tenho visto pessoas ficarem mais ansiosas e estressadas do que nunca. Muito disso se deve à incerteza provocada pelo vírus Covid – incerteza sobre a própria doença, medo de pegá-la, medo de um futuro desconhecido, medo de não ter fim à vista, medo de nunca conseguir voltar ao normal. padrões de sono, funções sociais e conexão tátil com os outros. São medos válidos, compreensíveis e uma reação normal a um senso de ameaça.

Nosso cérebro é projetado para nossa sobrevivência e não para nossa felicidade e, portanto, quando somos confrontados com incerteza sem referência a algo semelhante – como é o caso deste novo vírus – procuramos um futuro imaginado para ver como seria jogar ele fora. O problema é que o cérebro inevitavelmente nos leva aos piores cenários, pois é projetado para proteger e resolver problemas.

Então, como podemos corrigir esse viés de negatividade que o neurocientista Rick Hanson descreve em seu livro “felicidade intensa”?

Aqui estão algumas dicas baseadas na prática consciente de auto-compaixão. Eu os achei úteis e os compartilho com meus clientes e os grupos que ensino nos dias atuais:

 1. Mantenha seu foco no momento
presente A consciência do momento presente permite que você deixe de lado o passado que não existe mais. Isso pode impedir que você sinta uma onda de tristeza e lamentar as liberdades de apenas alguns meses atrás, e impede que você se preocupe com um futuro que ainda não aconteceu e, portanto, não existe.

Não podemos prever o futuro, permanecendo na quietude do momento presente através da natureza e praticando a atenção plena demonstrou ser profundamente nutritivo e reconfortante.

2. Seja auto-compassivo com você mesmo
Não se machuque quando não for dormir tão cedo quanto gostaria ou não dorme tão bem quanto faria normalmente. Isso apenas cria outro problema para resolver e mais ansiedade.

Seja gentil consigo mesmo, coma bem e beba mais água, exercite-se um pouco a cada dia e pratique a atenção plena, pois isso permitirá que seu corpo volte a seus ritmos naturais para que você possa dormir o suficiente. 

3. Concentre-se nas coisas que você pode controlar,
como a que horas come, dorme, se exercita e sua criatividade. Escreva sobre seus sentimentos, desenhe, pinte, toque música – pequenos passos para restaurar a rotina e o equilíbrio.

4. Mantenha contato com amigos e familiares
on-line ou por telefone. Isso nos permite, como seres sociais, permanecer conectados durante esse período de distanciamento social.

5. Tenha uma prática de gratidão
Uma prática diária simples, listando as coisas que você gostou ou apreciou durante o dia. Pode ser ar fresco, um telefonema de um amigo, uma refeição particularmente saborosa – eles não precisam ser grandes coisas. No entanto, pesquisas mostram que uma prática regular, como gratidão e meditação, pode melhorar significativamente o humor e fortalecer a resiliência emocional.

6. Reconheça como você se sente em um determinado momento.
Todos os seus sentimentos são válidos. Uma vez validados, somos muito mais capazes de avançar e agir. Se você tenta suprimir emoções fortes, comparando-se com os outros e dizendo a si mesmo que seus problemas não são nada comparados aos dos outros, é como dizer que não importa.

Mas você importa. Todo sofrimento e dor têm uma causa e seu sofrimento não é menos doloroso que o de qualquer outra pessoa.

7. Saboreie momentos agradáveis,
como estar com um animal de estimação amado ou cuidar de flores no jardim. Essa é uma maneira comprovada de redirecionar sua atenção do pensamento negativo, pois esses momentos são comprometidos com a memória e são mais facilmente acessados ​​se prestarmos atenção total por pelo menos 14 segundos.

8. Estenda a mão para outro se estiver sofrendo
Lembre-se de que é importante. Apenas conversar pode ajudar a aliviar algumas das emoções negativas mais fortes.

9. Encontre uma rotina diária que seja sustentável e agradável
Somos criaturas de hábitos e o corpo desfruta de rotina e estrutura – mesmo a introdução de uma pequena rotina pode dar a sensação de controle e reduzir a ansiedade.

Lembre-se também de que esse tempo passará, você se recuperará e se sentirá calmo novamente.

iezo.nakano

iezo.nakano

Terapeuta, hipnólogo, hipnoterapeuta atuando a mais de uma década com foco principalmente nos transtornos de ansiedade. Formação pelas melhores escolas de hipnose mundiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat